Tecnologia, a princípio, será testada em três municípios antes de ser implantada em outras cidades do estado
Novo sistema de monitoramento de infectados por Covid-19
O Estado anunciou um novo sistema para monitorar infectados por Covid-19, integrando plataformas tecnológicas e padronizando protocolos. A iniciativa visa melhorar o monitoramento de contatos, que já atinge 98% das cidades, com 7.500 profissionais envolvidos. Somente nos últimos 15 dias, mais de 550 mil pessoas foram isoladas e monitoradas.
Implementação e protocolos
O novo sistema será implementado gradualmente, começando por três municípios: Araraquara, São Bernardo do Campo e Bauru. Cada município terá um modelo de piloto levemente diferente, com Araraquara recebendo apoio parcial de uma equipe remota. As equipes de monitoramento incluem profissionais da vigilância epidemiológica e da atenção básica, com apoio adicional de voluntários e estudantes de enfermagem. Os protocolos de isolamento serão mais abrangentes, focando nos residentes no mesmo domicílio.
Triagem de casos e queda nas doações de sangue
Também foi anunciado um novo método de triagem de casos, diferenciando testes PCR (para infecções agudas) de outros casos. Essa diferenciação permite um monitoramento mais preciso da evolução da pandemia. A coletiva de imprensa também destacou uma queda de 50% nas doações de sangue nos últimos quatro meses, situação considerada crítica e que pode agravar com a retomada de cirurgias eletivas. Medidas de segurança para evitar o contágio dos doadores foram reforçadas.
Leia também
Em suma, as novas medidas visam aprimorar o rastreamento da Covid-19 e garantir um atendimento mais eficiente à população, ao mesmo tempo em que se busca reverter a preocupante queda nas doações de sangue.


