Repassa será dividido em dois pagamentos, o primeiro em maio ou junho e o segundo em junho ou julho
Adiantamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS
O governo federal anunciou o adiantamento do pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A medida visa injetar R$ 52 bilhões na economia, contribuindo para a recuperação econômica do país. O pagamento será realizado em duas parcelas.
Calendário de Pagamento
A primeira parcela, correspondente a 50% do benefício, será paga junto com os benefícios de maio, entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda parcela será paga junto com os benefícios de junho, entre 24 de junho e 7 de julho. Para aqueles que começaram a receber o benefício após janeiro, o valor será calculado proporcionalmente. Beneficiários de auxílio-doença receberão uma parcela menor, calculada de acordo com o tempo de duração do benefício. Benefícios assistenciais não têm direito ao 13º salário.
Datas de Pagamento por Final do Benefício
O cronograma de pagamento varia de acordo com o valor do benefício e o final do número do benefício. Para quem recebe até um salário mínimo, o pagamento da primeira parcela segue o calendário de 25 de maio a 8 de junho, de acordo com o número final do benefício. Quem recebe acima de um salário mínimo terá a primeira parcela paga entre 1º e 8 de junho e a segunda parcela entre 1º e 7 de julho, também de acordo com o final do número do benefício. Por exemplo, quem tem benefício com final 1 recebe a primeira parcela em 25 de maio e a segunda em 24 de junho; quem tem final 2, em 26 de maio e 25 de junho, e assim sucessivamente.
Leia também
Em resumo, o adiantamento do 13º salário do INSS é uma medida importante para auxiliar aposentados e pensionistas e estimular a economia. A antecipação do pagamento em duas parcelas visa facilitar o acesso ao recurso e promover um impacto positivo no cenário econômico do país.



