Decisão foi divulgada nesta quarta na Fenasucro e Agrocana; ideia é diminuir os custos da produção e amenizar impacto ambiental
A FenaSucro & Agrocana, realizada em Sertãozinho, trouxe um anúncio promissor para o setor sucroenergético: um acordo que prevê a revolução no uso de combustíveis no campo.
Flex Diesel Gas: Uma Nova Era para o Transporte da Cana
A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, em parceria com a Auzina e a São Martinho, vai iniciar testes com veículos pesados em usinas, utilizando a tecnologia Flex Diesel Gas. Essa tecnologia permite que caminhões, atualmente movidos a diesel, sejam abastecidos também com biometano (produzido a partir do vinhoto da cana-de-açúcar) ou GNV (gás natural veicular). A mistura de 60% de gás com 40% de diesel promete reduzir custos e contribuir para a reutilização de recursos naturais.
Redução de Custos e Impacto Ambiental
O secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, destacou o impacto da tecnologia no setor, considerando que o transporte da cana consome cerca de 4 litros de diesel por tonelada. A redução no consumo de diesel, mesmo que apenas na etapa de transporte, representará um grande avanço. Os testes, iniciados ainda em 2023, devem se estender até o primeiro trimestre de 2024, com a Usina Santa Cruz (Américo Brasiliense) como piloto.
Leia também
Inovações Tecnológicas e a Geração Distribuída de Energia
Além do Flex Diesel Gas, outras tecnologias foram apresentadas na feira, como um sistema de geração distribuída de energia. Esse sistema, que integra turbo gerador, casa de força e concessionária de energia elétrica, permite que as usinas gerem energia para consumo próprio e vendam o excedente no mercado livre. A utilização de biomassa, recurso renovável, se encaixa perfeitamente nessa tendência de geração distribuída, atraindo investimentos para o setor.
A FenaSucro & Agrocana, que segue até sexta-feira, demonstra a força do setor sucroenergético e a busca constante por inovações que garantam maior eficiência, sustentabilidade e redução de custos.



