Verba federal beneficiará unidades de Jales e Fernandópolis, além de pacientes que precisam de cirurgia bariátrica em Barretos
As unidades do Hospital de Câncer de Barretos em Fernandópolis e Jales receberão recursos extras da União, incluindo verbas de emendas parlamentares. O repasse de aproximadamente R$ 8 milhões anuais resolve um impasse que ameaçava o fechamento da unidade de Fernandópolis por falta de verbas.
Impasse Financeiro e o Risco de Fechamento
Em junho de 2017, o diretor-geral do Hospital, Henrique Prata, anunciou o possível fechamento da unidade de Fernandópolis devido à falta de credenciamento para receber recursos adicionais. O fechamento afetaria cerca de 90 cidades da região, deixando a população sem acesso aos atendimentos especializados oferecidos pelo hospital. Prata afirmou ter anunciado publicamente a situação limite devido à dificuldade de lidar sozinho com a angústia da situação.
Recursos Garantidos e Impacto Positivo
Com o credenciamento junto ao SUS finalmente garantido, o recurso federal deve chegar ao hospital em outubro. A medida garante a continuidade dos serviços, incluindo exames preventivos de colo de útero, câncer de próstata e mama (com cerca de 3.700 mamografias realizadas mensalmente). Além disso, o Hospital de Câncer de Barretos também será beneficiado com recursos para cirurgias bariátricas.
Leia também
- Congresso Anual reúne profissionais da educação para discutir emoções e desenvolvimento humano
- MEIs têm até 31 de maio para fazer declaração anual do valor do faturamento de 2024
- Atividade física e câncer de cólon: Prática regular de exercício físicos pode reduzir risco de reincidência de câncer de cólon
Futuro Assegurado
A liberação dos recursos assegura a manutenção dos empregos, dos serviços e do atendimento à população. A iniciativa demonstra a importância da valorização da saúde pública e a busca por soluções para garantir o acesso a serviços essenciais de saúde em todo o país. O Hospital de Fernandópolis, inaugurado em 2013, conta com 35 médicos e mais de 300 funcionários, e a sua permanência é fundamental para a saúde da região.



