CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo começa a pagar a primeira parcela do 13º salário dos aposentados na quinta-feira (25)

Sobre o impacto deste dinheiro na economia, confira a análise do especialista José Rita Moreira
13º salário aposentados
Sobre o impacto deste dinheiro na economia, confira a análise do especialista José Rita Moreira

Sobre o impacto deste dinheiro na economia, confira a análise do especialista José Rita Moreira

O governo federal injetará recursos na economia com o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas a partir da próxima quinta-feira e o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda na semana seguinte. Essa injeção de capital levanta expectativas de aquecimento do comércio e serviços, principalmente em nível local.

Análise do Impacto Econômico

Para analisar o impacto dessa injeção de recursos, conversamos com o consultor econômico Zé Rita Moreira. Segundo ele, em situações econômicas normais, esse dinheiro circularia ativamente na economia por meio de compras e serviços. No entanto, considerando os altos índices de inflação e inadimplência, uma parcela significativa do recurso destinado aos aposentados provavelmente será utilizada para quitar dívidas, reduzindo a inadimplência. Aposentados sem dívidas, por sua vez, devem direcionar o dinheiro para consumo pessoal ou em benefício de familiares.

O Caso da Restituição do Imposto de Renda

Já a restituição do Imposto de Renda, destinada a um público mais organizado e possivelmente menos endividado, tem maior probabilidade de ser direcionada ao consumo, gerando um impacto positivo na economia local. Esse grupo, segundo Zé Rita, deve contribuir significativamente para o aquecimento do comércio e serviços.

Considerações Finais

A alta taxa de juros impacta o crédito, dificultando compras a prazo. Apesar disso, a possibilidade de negociar dívidas com descontos significativos, utilizando o dinheiro recebido, representa uma alternativa para muitos endividados. A orientação é que se negocie com os credores para obter melhores condições de pagamento. Para os aposentados, a recomendação é cautela com ofertas de crédito consignado, analisando cuidadosamente as taxas de juros e o custo total do empréstimo antes de contrair novas dívidas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.