Governador vai realizar uma coletiva de imprensa; interior do estado apresenta situações de colapsos na saúde em algumas cidades
O governo de São Paulo pode antecipar para esta quarta-feira (19) o anúncio da reclassificação das regras do Plano São Paulo. Inicialmente, a atualização seria na sexta-feira (21), com a etapa atual válida até o dia 23.
Mudança de planos
O governador João Doria anunciou uma coletiva de imprensa para esta quarta, precedida de uma nova reunião do Centro de Contingência do Coronavírus. A decisão de antecipar o anúncio indica uma possível piora no cenário da pandemia no estado.
Regiões em estado crítico
Regiões como Barretos (96,6% de ocupação de leitos de UTI), Franca (91,2%) e Ribeirão Preto (91%) apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI extremamente preocupantes. Em Ribeirão Preto, a prefeitura reconheceu a piora da situação, mas ainda não anunciou novas restrições. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, todos os indicadores tiveram alta rápida, mas medidas mais duras não devem ser adotadas, ao menos por enquanto.
Leia também
Números preocupantes
Dados da plataforma Leitos Covid apontam para uma situação crítica: em Ribeirão Preto, há 311 leitos de UTI oferecidos em hospitais públicos e particulares, com taxa de ocupação de 93,25% (290 pacientes internados e 203 respiradores em uso). Nas enfermarias, a situação também é delicada, com 382 leitos e 322 ocupados (7 respiradores em uso). A ocupação de leitos de UTI está em 93%, enquanto nas enfermarias chega a 84,29%.
A antecipação do anúncio governamental reforça a gravidade da situação e a necessidade de monitoramento constante dos indicadores de saúde para a tomada de decisões eficazes no combate à pandemia.



