Só Ribeirão Preto concentra 20 dos 25 casos diagnosticados no estado; coordenador em saúde, Regiane de Paula, detalha
São Paulo intensifica campanha de vacinação contra febre amarela após casos em macacos
Casos em macacos acendem alerta
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo intensificou a campanha de vacinação contra a febre amarela após a confirmação de 25 casos da doença em macacos. Os registros ocorreram em diversas cidades, incluindo Ribeirão Preto (20 casos), Pinhaozinho, Socorro, Colina, Campinas e Osasco. Segundo Regiane de Paula, coordenadora em saúde da coordenadoria de controle de doenças da Secretaria, o macaco é um importante indicador da circulação do vírus, que é transmitido por vetores silvestres. A vigilância intensificada permitiu a detecção precoce dos casos.
Riscos e recomendações
Regiane de Paula alerta para o risco de contaminação para pessoas não vacinadas que frequentam áreas de mata, cachoeiras e trilhas, principalmente considerando a proximidade do Carnaval e da Semana Santa. A recomendação é que, dez dias antes de visitar essas regiões, seja em São Paulo ou em outros estados como Minas Gerais, Tocantins ou o Norte do país, a população se vacine. A imunização é vital, pois a única forma de se proteger contra a febre amarela é através da vacina.
Leia também
- USP Intensifica vacinação contra febre amarela após confirmar a morte de seis macacos no Campus em Ribeirão
- Após confirmação de outros três macacos mortos com febre amarela, Prefeitura de Ribeirão intensifica vacinação
- Postos de saúde ficam abertos para vacinação contra a febre amarela neste sábado (18)
Vacinação e disponibilidade de doses
A coordenadora explica que uma dose da vacina é suficiente para a vida toda para pessoas com mais de cinco anos. Crianças entre nove meses e quatro anos precisam de duas doses. Para aqueles que não se lembram se já foram vacinados ou não possuem a carteira de vacinação, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina, principalmente se pretende visitar áreas de risco. A Secretaria Estadual da Saúde recebeu um grande volume de doses do Ministério da Saúde e garante a disponibilidade de vacinas em todas as unidades básicas de saúde dos municípios paulistas.
A campanha reforça a importância da vacinação como medida preventiva contra a febre amarela, alertando a população sobre os riscos e a disponibilidade de vacinas em todo o estado. A população é encorajada a procurar os postos de saúde para se vacinar e proteger-se da doença.


