Doses dá CoronaVac e da Pfizer são as disponíveis para este grupo; imunização começa na segunda-feira (17)
O governo de São Paulo anunciou a retomada da vacinação contra a Covid-19 para grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos a partir de 17 de maio. A imunização havia sido suspensa devido a recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa em relação às vacinas da Fiocruz/AstraZeneca.
Vacinação retomada com novas doses
A vacinação será realizada com as doses da Coronavac e Pfizer, após o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, cerca de 100 mil gestantes e puérperas poderão ser vacinadas.
Novos grupos prioritários
Além da retomada da vacinação para gestantes e puérperas, o estado de São Paulo incluirá no calendário vacinal, a partir do dia 21 de maio, pessoas com comorbidades e deficiência permanente entre 45 e 49 anos. Aproximadamente 695 mil pessoas serão contempladas nessa nova fase.
Leia também
Critérios e comprovação de comorbidades
Para a vacinação, gestantes e puérperas deverão apresentar comprovante do estado gestacional (carteira de acompanhamento pré-natal ou laudo médico) e comprovante da comorbidade (exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas). Já as pessoas com comorbidades entre 45 e 49 anos e deficiência permanente deverão apresentar os respectivos comprovantes. Cadastros existentes em unidades básicas de saúde também serão utilizados.
Com a chegada de novas doses da Coronavac e a definição de critérios claros, o estado garante o avanço da campanha de vacinação, incluindo grupos prioritários e assegurando a imunização da população paulista.



