CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Governo de SP lança edital de reconhecimento para cadeias produtivas locais

Objetivo é fomentar a economia de segmentos específicos e inscrições vão até 13 de junho; entenda mais!
Governo de SP lança edital de
Objetivo é fomentar a economia de segmentos específicos e inscrições vão até 13 de junho; entenda mais!

Objetivo é fomentar a economia de segmentos específicos e inscrições vão até 13 de junho; entenda mais!

O governo do Estado de São Paulo lançou um novo edital para o reconhecimento de cadeias produtivas locais, Governo de SP lança edital de, com inscrições abertas até 13 de junho. A iniciativa faz parte do programa Sp Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo fortalecer essas cadeias para impulsionar a economia regional, gerando emprego e renda.

Funcionamento do programa Sp Produz: De acordo com Júlia Mota, subsecretária de competitividade e desenvolvimento regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa visa reconhecer e apoiar cadeias produtivas locais, que são grupos de empresas, startups e outros atores econômicos de um mesmo setor que atuam sob uma governança comum para aumentar a competitividade regional. O governo oferece serviços técnicos, mentoria, qualificação profissional e recursos financeiros por meio de editais de fomento.

Benefícios e resultados esperados: As cadeias produtivas são avaliadas conforme seu nível de maturidade, planejamento estratégico e estrutura, identificando gargalos e oportunidades. Em 2023, foram disponibilizados R$ 30 milhões em editais de fomento, e em 2024 o valor será ampliado para apoiar projetos de desenvolvimento. O programa busca promover o desenvolvimento econômico local, ampliar geração de emprego e renda, fortalecer o empreendedorismo e reduzir desigualdades regionais.

Exemplos e setores contemplados: Em Ribeirão Preto, por exemplo, já existem quatro cadeias produtivas reconhecidas: saúde, cervejarias artesanais, agricultura e indústria. A cadeia da saúde abrange desde o fornecimento de insumos e equipamentos até serviços de saúde. O programa reconheceu 27 setores no ano passado, sem restrição quanto ao segmento, orientando todos os interessados a se organizarem para participar.

Como participar: Podem participar grupos de empresas e atores econômicos que estejam organizados ou em processo de organização para formar uma governança comum. O programa oferece apoio para estruturar essas cadeias. As inscrições são feitas pela plataforma spproduz.sp.gov.br. Além disso, são realizados plantões de dúvidas para orientar os interessados, que também podem enviar perguntas pelo e-mail [email protected].

Informações adicionais

O programa é liderado pelos secretários Jorge Lima e Júlia Mota, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O edital atual permanece aberto até 13 de junho, e a Secretaria reforça a importância da participação para fortalecer o desenvolvimento regional.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.