Antecipação ocorre por causa da compra direta de vacinas prontas da Coronavac; prefeituras tem autonomia para definir calendário
São Paulo antecipa vacinação contra a Covid-19
Vacinação em adultos pode terminar em 20 de atrássto
O governo do estado de São Paulo anunciou ontem, em coletiva de imprensa, a possibilidade do término da vacinação contra a Covid-19 com a primeira dose em adultos até o dia 20 de atrássto. A antecipação, segundo o governo, se deve à compra direta de vacinas prontas da Coronavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Vacinação de adolescentes a partir de 23 de atrássto
A vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos também foi anunciada e deve começar no dia 23 de atrássto. O calendário prevê a imunização de adolescentes com deficiência e comorbidades entre 23 de atrássto e 5 de setembro, seguidos por adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades (de 6 a 19 de setembro) e, finalmente, adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades (de 20 a 30 de setembro). É importante ressaltar que as prefeituras têm autonomia para definir seus próprios calendários, e algumas regiões já iniciaram a vacinação em grupos com menos de 37 anos.
Leia também
Vacinas para adolescentes
Questionado sobre o uso das vacinas Pfizer para adolescentes, o governo estadual negou que elas estejam sendo reservadas para este grupo, afirmando que apenas a vacina AstraZeneca está sendo armazenada atualmente. O calendário estadual prevê a vacinação de pessoas de 37 a 39 anos de 8 a 14 de julho, de 35 a 36 anos de 15 a 18 de julho, de 30 a 34 anos de 19 de julho a 4 de atrássto, de 25 a 29 anos de 5 a 12 de atrássto e de 18 a 24 anos de 13 a 20 de atrássto.
A celeridade da campanha de vacinação em São Paulo demonstra o empenho das autoridades estaduais em proteger a população contra a Covid-19. A flexibilização do cronograma, embora permita maior agilidade, reforça a importância de acompanhar as informações divulgadas pelas prefeituras de cada município para garantir a imunização da população.



