CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo dos Estados Unidos quadruplica cota de importação de carne argentina

Governo dos Estados Unidos quadruplica cota de importação de carne argentina
cota importação carne argentina
Governo dos Estados Unidos quadruplica cota de importação de carne argentina

Governo dos Estados Unidos quadruplica cota de importação de carne argentina

O agronegócio brasileiro segue atento às movimentações do mercado internacional, com expectativas e adaptações constantes. Nesta edição do Giro do Agro, destacamos as recentes mudanças na política de importação de carne bovina nos Estados Unidos e seus possíveis impactos no Brasil, além de um panorama da produção agropecuária no estado de São Paulo.

Impacto da Decisão Americana na Argentina

O governo dos Estados Unidos quadruplicou a cota de importação de carne bovina argentina com tarifa reduzida, elevando-a para 80 mil toneladas. Essa medida visa diminuir os preços da carne no mercado americano, que atingiram patamares elevados devido à redução do rebanho bovino e à alta demanda. A expectativa é que essa mudança possa, em algum momento, influenciar positivamente as exportações brasileiras, que foram impactadas por tarifas implementadas em atrássto deste ano.

Desempenho do Agro em São Paulo

Apesar do cenário tarifário internacional, o agronegócio paulista tem apresentado resultados positivos. De acordo com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), as exportações do estado, embora tenham sofrido uma redução de cerca de 25% para os Estados Unidos, conseguiram ser redirecionadas para outros mercados. China, México e Argentina se destacam como importantes parceiros comerciais, absorvendo parte desse volume.

Destaques da Produção Paulista

O balanço da agro paulista registrou uma produção de 17 milhões de dólares, com destaque para o setor sucroalcooleiro, impulsionado principalmente pelo açúcar. O setor de carnes também apresenta um bom desempenho, seguido por produtos florestais, papel e celulose, e sucos, especialmente o de laranja. Soja e café, produtos tradicionais do estado, também figuram entre os principais itens de exportação, com crescimento em relação ao ano anterior. Os principais destinos dessas exportações são China, União Europeia e Estados Unidos.

O setor se mantém resiliente, buscando alternativas e novos mercados para garantir o escoamento da produção e a manutenção dos bons resultados.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.