CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo está convocando beneficiários do BPC para atualizar os cadastros

Manter os dados em dia é fundamental para a manutenção do pagamento que é de um salário mínimo
Governo está convocando beneficiários do BPC
Manter os dados em dia é fundamental para a manutenção do pagamento que é de um salário mínimo

Manter os dados em dia é fundamental para a manutenção do pagamento que é de um salário mínimo

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem renda familiar mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo — Governo está convocando beneficiários do BPC para atualizar os cadastros —. O valor pago corresponde a um salário mínimo vigente.

O Ministério do Desenvolvimento Social está convocando beneficiários do BPC para atualizar seus cadastros. Essa atualização é necessária para garantir a continuidade do pagamento do benefício e evitar suspensões decorrentes de informações desatualizadas ou incorretas.

Convocação para atualização cadastral

Segundo informações repassadas diretamente de Brasília, os beneficiários podem receber uma carta do Ministério do Desenvolvimento Social caso estejam passando por um processo de investigação ou revisão cadastral. A investigação tem como objetivo verificar possíveis inconsistências nos dados fornecidos, como renda familiar, trabalho declarado ou composição familiar da residência.

A revisão é direcionada às famílias que não atualizam seus cadastros há mais de dois anos. O Ministério alerta que, ao receber essa comunicação, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde realizou o pedido do BPC ou o setor responsável pela gestão do Cadastro Único na prefeitura de sua cidade para atualizar ou corrigir as informações.

Consequências da não atualização: O não comparecimento para atualização ou correção dos dados pode resultar na suspensão do pagamento do benefício. Por isso, é fundamental que os beneficiários atendam à convocação para evitar prejuízos financeiros.

Requisitos e características do BPC: O BPC não é um benefício vitalício e não gera direito a aposentadoria ou pensão. Para ter direito ao benefício, o solicitante deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

No estado de São Paulo, mais de 950 mil pessoas recebem mensalmente o valor de R$ 1.412, correspondente ao salário mínimo vigente.

Informações adicionais

O BPC é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e tem como objetivo garantir um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sem exigir contribuição prévia à Previdência Social.

Para mais informações, os beneficiários devem procurar o CRAS ou a prefeitura local para verificar a situação do cadastro e evitar a interrupção do benefício.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.