Áreas que deverão ser mais prejudicadas são as exposições e intervenções artísticas, além de projetos ligados à música
Após uma semana de apreensão, o governo estadual decidiu manter os recursos financeiros destinados ao projeto Guri. No entanto, outras atividades socioculturais da Secretaria de Cultura ainda correm o risco de sofrer cortes significativos.
Impacto nos serviços culturais
Exposições monitoradas, visitas a museus e o funcionamento de orquestras são alguns exemplos de ações que devem ser diretamente afetadas pela redução orçamentária. Apesar do potencial econômico da cultura, devido à rede de serviços envolvidos, o setor enfrenta constantes dificuldades e é relegado a segundo plano.
Preocupações com leis de incentivo e futuro da cultura
A historiadora e membro do Conselho de Cultura de Ribeirão Preto, Mônica Oliveira, destaca que a cidade já sofreu cortes expressivos na área cultural em outras ocasiões. Ela alerta para o impacto que as reduções podem ter nas leis de incentivo, como ProAc e ProACMS, afetando diretamente o financiamento de projetos e a estabilidade financeira do setor. Um levantamento da Associação Brasileira de Organizações Sociais de Cultura estima que pelo menos 500 trabalhadores podem perder seus empregos, além do prejuízo para os alunos que perdem oportunidades de desenvolvimento.
Leia também
A secretária de Cultura de Ribeirão Preto, Isabela Pessotti, reforça a preocupação com o antagonismo que a cultura enfrenta. Ela argumenta que a cultura é fundamental para a preservação do patrimônio, e que cortes de verba significam o fechamento de museus, bibliotecas e projetos de formação para crianças e adolescentes. Embora nem todos se tornem artistas profissionais, esses projetos contribuem para o aprendizado, a cidadania e a educação patrimonial.
Consequências a longo prazo e impacto na educação
O professor titular da Universidade de São Paulo e maestro da USP Filarmônica, Rubens Rousseau Manoel Hitchard, já havia alertado sobre os riscos do corte na cultura, enfatizando que a pirâmide do conhecimento é prejudicada, com reflexos em outras áreas. Ele destaca que a redução na produção de escolas de música e artes afeta as universidades, pois instituições como a USP e o Conservatório de Tatuí fornecem alunos para cursos superiores. Em Ribeirão Preto, dezenas de alunos estudaram nessas instituições e depois ingressaram na Universidade Federal de São Carlos e em outras universidades. O corte representa uma violência na estrutura, prejudicando o acesso ao ensino superior. Além da área artística e musical, os cortes também impactam a educação e a segurança, pois a falta de oportunidades pode levar à criminalidade. O governador João Doria anunciou uma queda de repasse de R$ 127 milhões para a área cultural, que já vinha sofrendo sucessivas reduções desde 2010, representando atrásra menos de 0,34% do orçamento total do governo.



