Ações zeram impostos de importação sobre produtos considerados essenciais, como o café, azeite, açúcar e o óleo de girassol
O governo federal anunciou medidas para reduzir os preços dos alimentos ao consumidor final. As ações envolvem a redução de impostos de importação sobre itens considerados essenciais, Governo Federal anuncia medidas para baratear, como café, azeite, açúcar, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, macarrão e carnes.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros, entre eles Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e Dário Durigan (secretário executivo do Ministério da Fazenda).
Medidas para o setor produtivo
As ações também visam estimular o setor produtivo e o comércio, impactando produtores rurais das regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara.
Leia também
Comercialização de produtos certificados: Foi anunciada a possibilidade, pelo período de um ano, de comercialização em todo o território nacional de produtos certificados no âmbito municipal, como leite, mel e ovos.
Plano Safra e estoques reguladores: O governo informou que o Plano Safra terá estímulos à produção de itens da cesta básica e que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá na formação de estoques reguladores. As mudanças devem ser implementadas nos próximos dias.
Informações adicionais
Não foram divulgados detalhes sobre valores específicos ou condições para os produtores e consumidores.