CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Federal divulga o cartão de respostas do Enem dos Concursos

Vagas de Ensino Médio exigem acertos acima de 30% para não serem eliminados; para Ensino Superior, o índice é de 40%
O cartão de respostas do Enem
Vagas de Ensino Médio exigem acertos acima de 30% para não serem eliminados; para Ensino Superior, o índice é de 40%

Vagas de Ensino Médio exigem acertos acima de 30% para não serem eliminados; para Ensino Superior, o índice é de 40%

Os candidatos que participaram do concurso público nacional unificado, O cartão de respostas do Enem dos Concursos, conhecido como o “Enem dos concursos”, já podem acessar o cartão resposta a partir das 10 horas da manhã na página oficial do certame. A divulgação foi feita por Viviane Abreu, que destacou a importância desse documento para que os candidatos possam conferir quais questões acertaram na prova objetiva e verificar a nota obtida.

O processo de digitalização dos cartões resposta começou na primeira semana de setembro, logo após o término da aplicação das provas e o recolhimento dos cadernos. Como os participantes não puderam sair da sala com o caderno de questões, o cartão resposta é a única forma imediata de conferir o desempenho na prova objetiva.

Critérios de aprovação e correção das provas

Para os candidatos que disputam vagas de nível médio, é necessário acertar pelo menos 30% das questões para não ser eliminado do concurso. Já para as vagas de nível superior, o percentual mínimo exigido é de 40%. Além disso, a nota final depende também da prova escrita e do peso atribuído a cada questão, que varia conforme a área escolhida pelo candidato.

Participação e concorrência: Dos mais de 2 milhões de inscritos no concurso, cerca de 54% não compareceram para realizar a prova. Apesar da alta abstenção, os candidatos que participaram celebraram, pois isso aumentou as chances de aprovação. Contudo, nem todas as provas serão corrigidas, já que o edital prevê que apenas serão avaliadas as provas de até nove vezes o número de vagas disponíveis em cada bloco do concurso.

Consulta e próximos passos: O cartão resposta pode ser consultado no endereço gov.br/gestao/pt/fembr/concurso-nacional, na área do candidato. A partir do dia 8 de outubro, as notas serão divulgadas e os candidatos convocados para enviar os títulos necessários para a próxima etapa do concurso.

O calendário do concurso inclui várias datas importantes para recursos e perícias, que devem ser rigorosamente observadas pelos participantes. O não cumprimento dos prazos pode resultar na desclassificação do candidato. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 21 de novembro.

Informações adicionais

O concurso público nacional unificado é uma iniciativa que visa unificar processos seletivos para diversos órgãos públicos, facilitando o acesso dos candidatos e otimizando recursos. A divulgação antecipada do cartão resposta é uma prática que busca aumentar a transparência e permitir que os candidatos acompanhem seu desempenho de forma mais rápida.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.