Tributos foram suspensos por alguns meses durante a pandemia; pagamentos começam amanhã, saiba como!
O Giro CBN conversou com Marina Mendonça, analista de negócios do Sebrae, sobre o retorno do pagamento dos boletos do Simples Nacional referentes a março, abril e maio de 2020, adiados devido à pandemia de Covid-19.
Pagamento dos Boletos
A partir de outubro de 2023, os micro e pequenos empreendedores individuais (MEIs) de Ribeirão Preto e região devem quitar as parcelas prorrogadas. O pagamento será feito em conjunto com as parcelas dos meses subsequentes, resultando em duas parcelas por mês até a regularização. A especialista destaca que muitos empreendedores optaram por adiar o pagamento para melhor gerenciar o fluxo de caixa durante a pandemia, mas a possibilidade de prorrogação sem juros permanece.
Impacto da Pandemia e Planejamento Financeiro
A prorrogação do pagamento foi uma medida para minimizar o impacto da redução de receita durante a pandemia. Marina ressalta a importância do planejamento financeiro, mesmo com a facilidade da prorrogação. A analista explica que para MEIs, a taxa é fixa (5% do salário mínimo + R$ 1,00 de ISS e R$ 5,00 de INSS), sem acréscimo de juros.
Leia também
Orientação e Suporte ao Empreendedor
Para dúvidas sobre o Simples Nacional, gestão empresarial e retomada pós-pandemia, o Sebrae oferece consultorias, cursos presenciais gratuitos até o final do ano e atendimento presencial em Ribeirão Preto (seguindo protocolos sanitários). O contato pode ser feito pelo WhatsApp (16) 98847-8787.
O Sebrae reforça a importância de um olhar diferenciado para o processo de pós-pandemia e oferece suporte para auxiliar os empreendedores em seu planejamento financeiro e na gestão individual de seus negócios.



