CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Federal lança uma nova edição da ‘Caderneta da Criança’

Documento é dado à família de recém-nascidos sobre como acompanhar a saúde, crescimento e o desenvolvimento da criança
Caderneta da Criança
Documento é dado à família de recém-nascidos sobre como acompanhar a saúde, crescimento e o desenvolvimento da criança

Documento é dado à família de recém-nascidos sobre como acompanhar a saúde, crescimento e o desenvolvimento da criança

A nova edição da Cartilha da Criança já está disponível online e oferece auxílio às famílias no cuidado com os pequenos. Trata-se de um documento completo que reúne informações importantes para o acompanhamento da criança em diversas áreas.

Informações Centralizadas para Melhor Atendimento

A cartilha permite que as famílias registrem informações relevantes sobre a criança, facilitando o atendimento em serviços de saúde, educação e assistência social. Ao centralizar esses dados, profissionais podem acessar prontamente o histórico da criança, otimizando o processo de atendimento e garantindo continuidade no cuidado.

Diagnóstico Precoce de Autismo e Outros Cuidados

Uma importante novidade desta edição é a inclusão do questionário M-CHART-R, que auxilia pais e profissionais de saúde no diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com 20 perguntas a serem respondidas entre 16 e 30 meses de idade, o questionário oferece uma escala de risco, alertando para a necessidade de avaliação especializada. Além disso, a cartilha aborda outros aspectos cruciais da saúde infantil, como amamentação, alimentação, saúde bucal, vacinação e complementação vitamínica. Ela acompanha o desenvolvimento da criança até os 10 anos, detalhando as fases e alertando os pais sobre os pontos de atenção em cada etapa.

A cartilha, disponível em versões para meninas e meninos, também traz informações sobre os direitos das crianças e dos pais, vida escolar e acesso a programas sociais como o Cadastro Único e o Bolsa Família. Com mais de 100 páginas e uma agenda para organização do acompanhamento infantil, o material é um guia completo e valioso para as famílias brasileiras. O documento pode ser acessado no site do Ministério da Saúde (gov.br/saude) e 3 milhões de cópias impressas serão distribuídas nas unidades básicas de saúde no segundo semestre de 2024.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.