CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Federal promete liberar contas do FGTS em 2017

Ouça a coluna 'CBN Vida e Aposentadoria', com Hilário Bocchi
FGTS 2017
Ouça a coluna 'CBN Vida e Aposentadoria', com Hilário Bocchi

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’, com Hilário Bocchi

Finalmente, o trabalhador brasileiro poderá acessar o dinheiro parado em suas contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Quem pode sacar?

A liberação abrange contas inativas até 31 de dezembro de 2015. Contas inativas são aquelas sem depósitos do empregador, como as de quem foi demitido ou pediu demissão e não sacou o FGTS na rescisão do contrato de trabalho. Trabalhadores empregados também podem sacar, desde que possuam contas inativas não vinculadas ao emprego atual.

Como consultar o saldo?

Para consultar o saldo, o trabalhador pode ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, utilizar o cartão cidadão ou acessar a internet. Um vídeo explicativo sobre como fazer a consulta online está disponível na página do Facebook da emissora (nome da emissora a ser inserido aqui).

Calendário e valores

O cronograma para o saque será divulgado até o início de fevereiro de 2017, baseado na data de nascimento do trabalhador. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas serão beneficiadas, com um valor total liberado de R$ 30 bilhões. Embora o saque seja opcional, recomenda-se que quem precisa do dinheiro o retire o mais rápido possível devido à baixa rentabilidade do FGTS.

Outras formas de acesso ao FGTS, além do saque de contas inativas, continuam disponíveis, como aquisição da casa própria, situações de doença grave ou outras previstas em lei. Mais informações podem ser encontradas no site da Caixa Econômica Federal e no vídeo mencionado anteriormente.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.