CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo lança consulta pública sobre a vacinação contra a Covid-19 da faixa etária de 5 a 11 anos

Diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, explica e comenta sobre o assunto; caso confirmado da Ômicron também é assunto
vacinação covid-19 crianças
Diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, explica e comenta sobre o assunto; caso confirmado da Ômicron também é assunto

Diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, explica e comenta sobre o assunto; caso confirmado da Ômicron também é assunto

Casos da variante Ômicron do coronavírus foram confirmados em Ribeirão Preto e Pradópolis. A variante é considerada mais transmissível que a Delta e foi inicialmente descoberta na África do Sul. Apesar de novos casos em investigação, até o momento não houve registros de mortes.

Variante Ômicron: Quais as estratégias de saúde?

Segundo o pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Estabili, a pandemia ainda persiste, e medidas como o uso de máscaras (obrigatório em Ribeirão Preto até 31 de dezembro, com possibilidade de prorrogação), distanciamento físico e vacinação são cruciais. A transmissão da Ômicron em Ribeirão Preto demonstra que os protocolos de segurança não estão sendo totalmente seguidos pela população. Embora a transmissibilidade da Ômicron seja maior, ainda não há certeza sobre sua letalidade ou potencial para aumentar as hospitalizações. A vacinação, especialmente a dose de reforço, mostra-se eficaz contra a variante.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos: Consulta pública gera debates

Após a Anvisa autorizar a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, o Ministério da Saúde lançou uma consulta pública. Estabili critica a consulta, comparando-a a um “estupro às instituições públicas e aos direitos dos cidadãos”, argumentando que o Estatuto da Criança e do Adolescente obriga a vacinação em casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Ele destaca a aprovação da vacina em outros países, com baixíssimos índices de mortalidade em crianças vacinadas, contrastando com a alta probabilidade de morte por Covid-19 em crianças da mesma faixa etária. Dados mostram que a vacinação reduziu significativamente o número de óbitos e hospitalizações.

Considerações Finais

A consulta pública levanta questionamentos sobre a decisão final sobre a vacinação infantil. Embora a consulta seja aberta à população, o artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente reforça a obrigatoriedade da vacinação em casos recomendados pelas autoridades de saúde. O especialista destaca o sucesso da vacinação no Brasil na redução da mortalidade infantil, alertando que ir contra o sistema nacional de imunização é atentar contra a vida infantil e a Constituição Brasileira.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.