Conheça o ‘Sinal Agro’ com a Gleice Lira na coluna ‘Giro do Agro’
O Sinal Agro, plataforma da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é uma ferramenta crucial para o combate a crimes no campo, oferecendo mais segurança aos produtores rurais.
Combate a Crimes Rurais
Criado para agilizar a comunicação em casos de furto de animais (bovinos, equinos etc.), roubo e furto de maquinários e defensivos agrícolas, o Sinal Agro permite que produtores rurais, independentemente do porte, cadastrem informações sobre seus bens na plataforma da PRF.
Como Funciona o Sinal Agro
O produtor acessa a plataforma da PRF, cadastra sua localização e informações sobre bens furtados ou roubados. Ao receber a notificação, um servidor da PRF analisa a ocorrência e, após validação, dispara um alerta para policiais em um raio de 200 quilômetros. O alerta, recebido via smartphone, contém dados do bem furtado, iniciando a operação de busca. O sistema funciona 24 horas por dia, em todo o território nacional.
Leia também
- Embrapa desenvolve aplicativo para auxiliar produtores rurais na administração da produção
- Conservação da vegetação nativa rural: Áreas de preservação em propriedades rurais são importantes para manter vegetação nativa
- Governo do Estado capacitará empresas e produtores rurais que queiram exportar produtos
Resultados e Acesso
De atrássto de 2021 a janeiro de 2023, foram registrados 135 defensivos agrícolas, 59 máquinas e 159 animais roubados ou furtados via Sinal Agro. A PRF destaca que quanto mais rápida a denúncia, maiores as chances de recuperação. Para acessar o Sinal Agro, acesse o site cicope.prf.gov.br. A denúncia ágil é fundamental para o sucesso das operações.