Obedecer a distância segura e utilizar setas e pisca alerta são algumas das atitudes que podem evitar um tragédia
Três acidentes fatais em rodovias da região de Minas Gerais expõem a gravidade das colisões traseiras. Na semana passada, dois jovens morreram após o carro em que estavam bater na traseira de outro veículo. Em junho, outro acidente com as mesmas características resultou na morte do motorista e ferimentos graves na passageira. Um terceiro caso envolveu um produtor rural que faleceu ao colidir com a traseira de um caminhão.
A Periculosidade das Colisões Traseiras
A especialista em direção preventiva, Dra. Ademar Padrão, explica que, embora pareça inofensivo, o impacto de uma colisão traseira pode causar danos internos graves devido ao deslocamento do corpo. O trauma por impacto, resultante da desaceleração brusca, pode danificar órgãos internos, mesmo em baixas velocidades. Em velocidades maiores, o trauma pode ser ainda mais severo, podendo ocorrer até mesmo trauma por penetração.
Prevenção e Legislação
A legislação de trânsito (artigo 29, inciso 2) determina que os motoristas mantenham uma distância segura, considerando a velocidade, as condições da via, o fluxo de veículos, o estado do veículo e as condições climáticas. A Dra. Padrão destaca que, apesar da crença popular de que quem bate atrás está sempre errado, existem exceções, como em casos de imprevistos na pista (animais, fumaça, chuva intensa). A prudência e a atenção são fundamentais para evitar acidentes.
Leia também
A especialista aponta a imprudência, a negligência e o excesso de velocidade como principais causas dos acidentes recentes. Distrações como o uso de celular ou a sonolência contribuem significativamente para colisões traseiras. A Dra. Padrão alerta para os riscos adicionais em colisões com veículos de grande porte, onde o impacto pode ser devastador devido à diferença de massa e estrutura entre os veículos. A falta de iluminação e faixas refletivas em caminhões também agrava a situação, principalmente à noite. Manter a distância segura, respeitar os limites de velocidade, realizar a manutenção preventiva do veículo e estar atento às condições da via são medidas cruciais para um trânsito mais seguro.