CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Greve do transporte coletivo em Ribeirão chega ao fim

Empresas responsáveis se comprometeram a fazer o pagamento na conta dos motoristas até às 12h desta terça-feira (12)
Greve transporte coletivo
Empresas responsáveis se comprometeram a fazer o pagamento na conta dos motoristas até às 12h desta terça-feira (12)

Empresas responsáveis se comprometeram a fazer o pagamento na conta dos motoristas até às 12h desta terça-feira (12)

Fim da greve do transporte coletivo em Ribeirão Preto

Greve encerrada após pagamento de salários

A greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Ribeirão Preto, que paralisou os ônibus na cidade ontem, chegou ao fim após as empresas Rapido Oeste, Transurb e Turbo se comprometerem com o pagamento dos salários atrasados. O pagamento foi efetuado até o meio-dia desta sexta-feira, levando os motoristas a retornarem ao trabalho e normalizar o funcionamento dos ônibus.

Salários atrasados e impacto da pandemia

Os salários, que deveriam ter sido pagos na quinta-feira, foram atrasados, motivando a paralisação. Apesar de já terem sido informados sobre a redução salarial em decorrência da pandemia do coronavírus e seus reflexos econômicos, a falta de pagamento desencadeou a greve. A redução no número de passageiros devido às medidas de restrição impostas pela pandemia afetou diretamente a receita das empresas, gerando dificuldades financeiras.

Prefeitura e Consórcio

O Consórcio PróUrbano, responsável pela operação dos ônibus, solicitou à prefeitura um auxílio de R$ 4,5 milhões para manter o serviço. A queda na receita, estimada em R$ 8 milhões, decorre da redução de 74,4% no número de passageiros transportados em comparação ao mesmo período de 2019. Com a frota operando com apenas 70% de sua capacidade (204 de 341 veículos), apenas 62 ônibus circularam pela cidade ontem. A retomada das atividades se deu após o pagamento dos salários atrasados, garantindo o funcionamento do transporte público, considerado serviço essencial.

Com o pagamento dos salários em dia, a situação do transporte coletivo em Ribeirão Preto se normalizou, permitindo o retorno do serviço à população. A crise ressaltou os desafios enfrentados pelo setor em meio à pandemia e a importância do apoio da prefeitura para a manutenção do serviço essencial.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.