Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (26), às 10h, em 90,5 FM e pelo site
Neste sábado, a CBN Ribeirão Preto transmitiu o programa Aumanáque CBN, abordando a crise de combustíveis causada pela greve dos caminhoneiros. O programa contou com a participação de especialistas em agronegócio, economistas, coordenador do Procon de Ribeirão Preto e especialista político.
Impacto da Greve no Agronegócio e na Petrobras
José Carlos de Lima Júnior, especialista em agronegócio, analisou o impacto da greve, questionando se a Petrobras, sem os problemas de gestão do passado, teria condições de enfrentar a alta dos preços internacionais do petróleo. Ele explicou que o preço do barril do petróleo é uma commodity, sujeita a flutuações, e que a Petrobras, após a descoberta do pré-sal, priorizou a extração em detrimento do refino, causando a atual vulnerabilidade. A política de repasse de preços da Petrobras, iniciada com o barril a um preço historicamente baixo, atrásra sofre com a alta internacional e com a carga tributária, impactando os custos para o consumidor.
Atuação do Procon e Preços Abusivos
Féres Najim, coordenador do Procon de Ribeirão Preto, relatou o aumento de denúncias sobre preços abusivos de combustíveis. Ele explicou que a população, acostumada a preços subsidiados, tem dificuldade em reconhecer preços justos. O Procon investiga os casos, analisando notas fiscais e o giro de vendas para identificar práticas abusivas. A venda de combustíveis estocados a preços muito acima do custo também é considerada ilegal. Além disso, o programa alertou sobre a prática ilegal de abastecimento em galões, que representa riscos de segurança.
Leia também
Cenário Político e Impacto da Greve
Gilberto Musto, especialista político, analisou o impacto político da greve, destacando a fragilidade do governo em lidar com a crise. A falta de antecipação e a surpresa do exército com a falta de combustível em alguns batalhões demonstram a falta de controle de informações e a fragilidade do Estado. Musto também comentou sobre a maior participação popular na política, com o eleitor mais consciente e informado. A possibilidade do voto de protesto nas eleições de 2018 também foi discutida, considerando o voto obrigatório no Brasil e a influência da comunicação e da mobilização política na decisão do eleitor.
O programa finalizou com uma discussão sobre os impactos econômicos da greve, o rombo de 30 bilhões de reais no orçamento da União e os reflexos nos preços dos alimentos, com alguns mercados limitando a quantidade de produtos por pessoa. A legalidade dessa prática foi discutida, considerando a possibilidade de promoções e a necessidade de garantir o abastecimento da população.



