CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Greve dos peritos médicos do INSS causa filas na unidade da Rua Amador Bueno, no Centro de Ribeirão

Mesmo os pacientes com horário marcado não estão conseguindo fazer a perícia; profissionais pedem aumento salarial de quase 20%
greve peritos médicos INSS
Mesmo os pacientes com horário marcado não estão conseguindo fazer a perícia; profissionais pedem aumento salarial de quase 20%

Mesmo os pacientes com horário marcado não estão conseguindo fazer a perícia; profissionais pedem aumento salarial de quase 20%

A greve dos peritos médicos do INSS, iniciada na última quarta-feira, completa seis dias e causa grande transtorno para quem precisa de perícia médica. O motivo da paralisação são os atrasos nos pagamentos de honorários, reivindicação que inclui reposição salarial de quase 20% dos últimos três anos e melhores condições de trabalho.

Agências lotadas e beneficiários prejudicados

As agências do INSS estão tomadas por segurados que tiveram suas perícias canceladas. Em Ribeirão Preto, a agência da Rua Amazonas Bueno registrou grande tumulto, com pessoas que já haviam agendado suas perícias e outras que buscavam informações sobre seus benefícios. Muitos reclamam da falta de aviso prévio sobre a greve, gerando frustração e prejuízos.

Depoimentos de segurados impactados

Dona Sara Seck, com deficiência visual e portadora de doença crônica, teve sua perícia cancelada. Ela relata a necessidade do benefício para sua sobrevivência e a falta de comunicação por parte do INSS sobre a greve. Outros segurados, como dona Silvelena da Silva e Lucas Rafael Nascimento, compartilham histórias semelhantes, relatando gastos com transporte e a impossibilidade de arcar com despesas básicas sem o recebimento do benefício. Jonathan Bernardo da Silva, deficiente visual, destaca as dificuldades enfrentadas por ele e sua mãe, que o acompanha nas perícias, devido aos custos com transporte e perda de tempo.

INSS e próximos passos

O INSS informou que as datas originais das perícias serão consideradas para a concessão dos benefícios. Para reagendamento ou informações, o órgão orienta o acesso ao site da Previdência Social (meu.inps.gov.br) por meio de protocolo dentro do processo de incapacidade. Reclamações podem ser feitas pelo site falabr.cju.org.gov.br ou pelo telefone 135. A situação demonstra a vulnerabilidade de segurados que dependem do INSS para sua subsistência e a necessidade de uma solução rápida e eficiente para o impasse.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.