CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Greve dos servidores da saúde continua e completa dez dias

Presidente de Sindicato, Wagner Rodrigues falou à CBN Ribeirão
Greve servidores saúde
Presidente de Sindicato, Wagner Rodrigues falou à CBN Ribeirão

Presidente de Sindicato, Wagner Rodrigues falou à CBN Ribeirão

A greve dos servidores da saúde em Ribeirão Preto atinge hoje o décimo dia, conforme o sindicato da categoria. Em assembleia realizada ontem, a decisão foi pela continuidade da paralisação, enquanto aguardam uma proposta do governo municipal para atender às suas reivindicações. Uma nova assembleia está agendada para o final da tarde de hoje.

Reivindicações e a Proposta dos Servidores

O principal ponto de reivindicação é a redução da jornada de trabalho de 36 para 30 horas semanais. A prefeitura alega não possuir, no momento, recursos financeiros para contratar novos servidores que compensem a diminuição das horas trabalhadas. Em contrapartida, auxiliares e técnicos de enfermagem, juntamente com auxiliares de farmácia e saúde bucal, elaboraram uma proposta de escala de trabalho que permitiria a redução da jornada sem a necessidade de novas contratações.

A Visão do Sindicato

Wagner Rodrigues, presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, detalhou a proposta em entrevista. Segundo ele, a reorganização de horários em setores como a enfermagem, onde há sobreposição de funcionários, permitiria o atendimento da demanda com a jornada reduzida. Na área de farmácia, a realocação de funcionários para outros locais também seria uma solução. Rodrigues sugere ainda o remanejamento de recursos já destinados a plantões, que somam R$ 1,4 milhão, para financiar a implantação das 30 horas.

O Posicionamento da Prefeitura

A prefeitura argumenta que a proposta dos servidores levaria à necessidade de contratar 240 novos funcionários, com um custo mensal de R$ 900 mil. No entanto, o sindicato contesta essa estimativa, alegando que a gestão municipal demonstra confusão ao não identificar precisamente os cargos e locais onde essas contratações seriam necessárias. A prefeitura informou que está estudando a proposta para elaborar uma resposta oficial. O secretário da Saúde, Stein Miranda, foi convidado para comentar o caso, mas não se manifestou até o momento.

A busca por um acordo continua, com os servidores defendendo a viabilidade da redução da jornada sem aumento de custos, e a prefeitura avaliando as implicações financeiras e operacionais da proposta.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.