Objetivo era vacinar 90% da população, mas apenas 26,2% das pessoas procuram pelas doses nos postos de saúde
Desde 3 de maio, a vacinação contra a gripe está disponível para todos acima de 6 meses, mas a adesão em Ribeirão Preto está abaixo do esperado, atingindo apenas 26,2% do público-alvo prioritário, segundo a Secretaria da Saúde. A meta é vacinar 90% desse público.
Baixa adesão e seus impactos
O pneumologista Júlio César Bruno explica que a baixa adesão, iniciada após a epidemia de H1N1 em 2016 e agravada pela polêmica da vacinação contra a Covid-19, resulta em um aumento preocupante de internações e mortes por influenza e vírus sincicial respiratório. A vacinação, anualmente atualizada, é crucial por conta das mutações virais.
A importância da vacinação e outras campanhas
O Dr. Bruno destaca a importância da vacinação, principalmente para crianças de 6 meses a 6 anos e pessoas com doenças crônicas. Ele também lembra que a vacina contra dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação contra a gripe protege contra os tipos A e B da influenza, enquanto a vacina contra o vírus sincicial respiratório é separada. O médico alerta para a desinformação e mitos que cercam a vacinação, incentivando a busca por informações confiáveis com médicos e postos de saúde.
Leia também
Conscientização e prevenção
A baixa adesão à vacinação reflete um desafio na conscientização da população. Apesar dos esforços dos órgãos de saúde, a desinformação e o surgimento de fake news dificultam o alcance da meta de vacinação. A recomendação é buscar orientação médica e informações em fontes confiáveis para tomar decisões informadas sobre a vacinação, protegendo-se contra a gripe, dengue e outras doenças.


