Shows acontecem aos sábados; neste final de semana as atividades começam às 16h, na rua Cinco, nº 100, no Tanquinho
O grupo Afoché, do Centro Cultural Ouro Milá de Ribeirão Preto, comemora 30 anos com uma apresentação especial no Carnaval de 2025. A festa, gratuita e aberta ao público, promete música, dança, culinária e muita cultura afro-brasileira.
Afoché: Mais de 30 anos de história
Fundado há mais de três décadas na zona norte de Ribeirão Preto, o Centro Cultural Ouro Milá atua no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial por meio de atividades culturais como dança afro, percussão, biblioteca temática e estúdio de gravação. O Afoché, um dos principais projetos do centro, participa do Carnaval de rua desde 1994, com exceção de um pequeno hiato entre 2011 e 2012.
Uma celebração na rua
Originário de Salvador, na Bahia, o Afoché é uma manifestação cultural que antecede as escolas de samba. Em Ribeirão Preto, o Afoché se apresenta como um cortejo que celebra a cultura iorubá por meio de cantos em língua iorubá e roupas urbanas. Este ano, a comemoração dos 30 anos do grupo será no Teatro de Arena, no sábado de Carnaval (1º de março), com a participação de DJs, Maracatu e Samba. Os ensaios acontecem todos os sábados, a partir das 16h, na sede do Centro Cultural Ouro Milá (Rua 5, número 100), e são abertos ao público.
Leia também
Um convite à comunidade
A participação nos ensaios e no desfile do Afoché é gratuita, com abadás também disponibilizados gratuitamente. Este ano, o tema do desfile será uma retrospectiva dos 30 anos do grupo, relembrando momentos de luta e conquistas. A festa convida a comunidade a celebrar a cultura afro-brasileira e a história do Afoché, uma manifestação cultural vibrante e importante para a cidade de Ribeirão Preto.



