Objetivo da cerca de 40 pessoas é levar novidades sobre o setor para o Vale do Ribeira, região Sul de São Paulo
O segundo dia da feira realizada no Cenar registrou grande movimentação de visitantes de diferentes regiões do país, com destaque para uma caravana de cerca de 40 pessoas do Vale do Ribeira que viajou aproximadamente 10 horas para participar do evento. A viagem, iniciada na noite anterior, demonstra o interesse crescente pelos temas e pelas tecnologias apresentadas na programação.
Caravana do Vale do Ribeira e a cadeia do búfalo
Integrantes do grupo, entre eles Clayson e Jacqueline, afirmaram que a participação é importante para a cadeia produtiva do búfalo, especialmente na produção de leite, atividade relevante na região. “A Bicho é uma das feiras que todo mundo quer conhecer, pelas novidades e tecnologias. Viemos porque hoje também é um dia importante para nossa cadeia do búfalo. O Vale do Ribeira é um grande produtor, tanto na área de leite, e hoje tem um evento da Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) aqui no Cenar. Estamos aproveitando para trazer e levar novidades para a região”, disse Clayson.
O estande do Sebrae e o da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) foram pontos de encontro constantes, reunindo produtores, técnicos e representantes do setor para troca de experiências e informações sobre inovações aplicáveis ao segmento.
Leia também
Fluxo intenso e desafios de infraestrutura
Nas primeiras horas da manhã o fluxo de visitantes cresceu e formaram-se filas nos acessos. Organizadores trabalharam para direcionar o público e reduzir o congestionamento, sobretudo na Rua Príncipe, principal via da feira, que ficou bastante movimentada e com poeira levantada pela circulação de carros, tratores, camionetes e até helicópteros.
O calor intenso também foi um fator a complicar a manhã: por volta das 9h18 muitos participantes já relatavam desconforto e buscavam hidratação constante para suportar as altas temperaturas. Apesar das condições, houve paciência entre os visitantes e disposição para aproveitar a programação.
Perspectivas para o setor e continuidade do evento
Com atividades paralelas da ABCB e uma série de expositores, a feira tem servido como vitrine para tecnologias que podem favorecer a produtividade e a qualidade na produção de búfalos e outros segmentos da agropecuária. Produtores e empresários aproveitaram o encontro para ampliar redes de contato e atualizar-se sobre tendências do mercado.
Os organizadores afirmam que a logística e a infraestrutura precisam permanecer no foco nos próximos dias para garantir segurança e conforto, permitindo que expositores e visitantes façam bom uso das oportunidades de negócios e de capacitação oferecidas.
Expectativa de movimento intenso e a busca por soluções para minimizar impactos como poeira e calor devem marcar o restante da programação, enquanto representantes do Vale do Ribeira e de outras regiões projetam incorporar aprendizados e novidades apresentados na feira às suas práticas produtivas.



