Apenas serviços emergenciais podem funcionar e bebidas alcoólicas não podem ser vendidas; medidas seguem até domingo (18)
Guará entra em lockdown a partir de hoje, 13 de abril, com medidas mais restritivas do que as da fase vermelha do Plano São Paulo. A decisão foi anunciada na semana passada pelo prefeito Vinícius Silgueira, em resposta ao aumento de casos e mortes por Covid-19 na cidade.
Restrições impostas pelo lockdown
Durante o período do lockdown, que vai até o dia 18 de abril, apenas serviços essenciais poderão funcionar. Padarias, mercearias e supermercados funcionarão somente por delivery. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas está proibida em todos os estabelecimentos da cidade até o dia 21 de abril. O prefeito reforça a importância da colaboração da população para o sucesso das medidas, pedindo que evitem festas e encontros clandestinos.
Preocupação com a conscientização da população
Vinícius Silgueira expressou sua preocupação com a falta de conscientização da população, que não tem respeitado medidas básicas de segurança como o uso de máscara e o isolamento social. Ele lamentou a perda de vidas na cidade, com casos de famílias inteiras perdendo seus entes queridos para a doença. O prefeito apelou para a responsabilidade individual, alertando para as graves consequências de se ignorar as medidas de segurança.
Leia também
Medidas em outras cidades da região
Guará é uma das poucas cidades da região a adotar medidas mais restritivas que a fase vermelha do Plano São Paulo. Apesar de outras cidades da região, que fazem parte do consórcio Mogiana, implementarem medidas semelhantes, o prefeito reforça a importância das fiscalizações, principalmente nos fins de semana, para garantir a eficácia das restrições. A situação em Guará continua sendo monitorada de perto.



