Chuva intensa castigou a cidade por cerca de uma hora; várias ruas ficaram alagadas e duas casa precisaram ser desocupadas
A Prefeitura de Guariba decretou situação de emergência após a forte chuva da noite anterior que provocou alagamentos, invadiu residências e deixou moradores desalojados. Segundo medições oficiais, o volume atingiu 95 milímetros em poucas horas, causando estragos em ao menos três bairros e mobilizando equipes municipais para atendimento e avaliação dos danos.
Impacto nos bairros e nas famílias
Os bairros mais afetados foram Alto, Jardim Residencial Mário Casere e Gaivotas. No Alto, onde a reportagem esteve, há duas casas interditadas — vizinhas entre si — e outras residências sofreram infiltrações e perdas de móveis e eletrodomésticos. Apesar das imagens que circularam nas redes sugerindo danos na ponte local, a estrutura aparentemente não foi arrastada; porém permanece interditada até uma avaliação técnica detalhada.
Atuação da prefeitura e assistência às vítimas
O assessor de assuntos institucionais da prefeitura, Daniel Lozada, informou que equipes da administração municipal, da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social atuam nas ruas fazendo o levantamento dos prejuízos e prestando apoio às famílias. Algumas das pessoas afetadas foram abrigadas por parentes; a prefeitura realizou bombeamento em imóveis atingidos e segue avaliando a integridade dos imóveis para decidir eventuais interdições e auxílios previstos no decreto de emergência.
Leia também
Previsão do tempo e orientações à população
A meteorologista Luara Galácio explicou que um núcleo muito intenso de chuva se formou sobre Guariba devido à umidade atmosférica maior do que a prevista, o que favoreceu a formação de nuvens carregadas. A possibilidade de chuva intensa persiste, e a Defesa Civil aponta risco de novas precipitações com probabilidade de 70%.
As autoridades recomendam que moradores evitem circular durante chuvas fortes, pois enxurradas podem encobrir buracos e danos no pavimento, oferecendo risco a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. A prefeitura mantém equipes de limpeza e monitoramento prontas para atuar caso ocorram novos episódios.
As investigações sobre os prejuízos seguem em andamento e a administração municipal afirma que detalhará, em breve, as medidas de assistência financeira e social para as famílias atingidas.



