A escalada de tensões no Oriente Médio adiciona incertezas à economia mundial, mas não deve impedir o início do ciclo de redução da taxa de juros no Brasil. A avaliação é do economista Nelson Rocha Augusto, em participação na coluna CBN Economia, ao analisar os possíveis impactos do cenário internacional sobre a política monetária brasileira.
Segundo ele, apesar da instabilidade global, o Brasil possui fatores que ajudam a reduzir os efeitos externos, como reservas internacionais elevadas, balança comercial positiva e forte presença na exportação de commodities. Esses elementos tendem a manter o câmbio relativamente estável e limitar impactos diretos sobre a inflação.
O economista também destacou que a principal preocupação no curto prazo está no preço dos combustíveis, pressionado pela alta do petróleo após o início do conflito. Ainda assim, ele avalia que o Banco Central tem espaço para iniciar, de forma cautelosa, a redução da taxa de juros. Ouça a análise completa na coluna CBN Economia.