CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

H1N1 faz aumentar a procura pelo ‘Tamiflu’

Aumento considerável no número de casos da 'doença de inverno' faz remédio se esgotar em algumas farmácias
H1N1 Tamiflu
Aumento considerável no número de casos da 'doença de inverno' faz remédio se esgotar em algumas farmácias

Aumento considerável no número de casos da ‘doença de inverno’ faz remédio se esgotar em algumas farmácias

Um surto de gripe fora de época tem causado preocupação no estado de São Paulo, com um número significativo de casos e óbitos registrados. Até o momento, foram confirmadas 38 mortes por complicações decorrentes do vírus H1N1. A ocorrência precoce do vírus neste ano, antes mesmo do inverno, tem gerado uma alta procura pelo medicamento Tamiflu.

Dificuldade em Encontrar Tamiflu

Em Ribeirão Preto, a reportagem da CBN entrou em contato com diversas farmácias em diferentes bairros e constatou a dificuldade em encontrar o Tamiflu. A justificativa dos farmacêuticos é que a manutenção do estoque do medicamento é inviável devido à baixa procura em períodos normais. A alta perecibilidade do produto também dificulta a manutenção de grandes estoques.

Impacto da Falta do Medicamento

Segundo Valdes Roberto Bolela, infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, a falta do Tamiflu pode afetar principalmente os grupos prioritários, como idosos e pessoas com doenças crônicas. O uso precoce do medicamento pode diminuir o tempo dos sintomas e prevenir complicações graves, como pneumonias bacterianas. A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção, e a falta do remédio pode ser um problema para aqueles em que o medicamento melhora o prognóstico.

Investigação de Casos e Prevenção

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto está investigando uma morte por H1N1 de um paciente de 45 anos que deu entrada no hospital Beneficência Portuguesa. Em Barretos, a Secretaria de Saúde local também aguarda laudos sobre a morte de uma mulher de 45 anos com suspeita da doença. O infectologista Valdes Roberto Bolela ressalta que os casos registrados neste ano foram inesperados, pois normalmente ocorrem por volta de abril e maio. A campanha de vacinação contra a gripe terá início no dia 30 de abril, mas a Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar a vacinação em São José do Rio Preto e outras 67 cidades do entorno. É importante seguir as dicas de prevenção, como lavar sempre bem as mãos e evitar aglomerações. Em caso de sintomas persistentes, é fundamental buscar orientação médica.

Diante do cenário, a atenção à prevenção e o acompanhamento médico são cruciais para mitigar os impactos do surto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.