CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Há 70 anos era lançada a Willys do Brasil

Montadora foi a primeira a fabricar jipes no país; quem fala sobre a empresa é Tiago Songa no 'CBN Giro Sobre Rodas'
Willys do Brasil
Montadora foi a primeira a fabricar jipes no país; quem fala sobre a empresa é Tiago Songa no 'CBN Giro Sobre Rodas'

Montadora foi a primeira a fabricar jipes no país; quem fala sobre a empresa é Tiago Songa no ‘CBN Giro Sobre Rodas’

Neste ano de 2023, a Willys Overland do Brasil completa 70 anos. A empresa, que iniciou suas operações em 26 de atrássto de 1952 em São Bernardo do Campo, é um marco na história automobilística brasileira. Sua trajetória, marcada por altos e baixos, nos revela uma rica história repleta de inovação e adaptação ao mercado nacional.

O início da Willys Overland no Brasil

A Willys Overland, fundada nos Estados Unidos no início do século XX, chegou ao Brasil com o objetivo de produzir veículos utilitários. A escolha por esse segmento se deu devido às regulamentações da época, que favoreciam a fabricação de utilitários em detrimento de veículos de passeio. Inicialmente, a empresa produziu o icônico Jeep, na versão civil conhecida como Civilian Jeep, adaptando-o para as necessidades do mercado agrícola brasileiro.

Expansão e mudanças de proprietário

Ao longo de sua história, a Willys Overland do Brasil expandiu suas operações, abrindo fábricas em Taubaté (para produção de motores) e Jabotão dos Guararapes (Pernambuco), sendo esta última a primeira fábrica de automóveis do Nordeste. Entretanto, em 1967, a empresa foi vendida para a Ford, marcando uma nova fase em sua trajetória. A Ford utilizou as fábricas da Willys para produzir seus próprios modelos, como o Landau e o Galaxy, e manteve a produção da Rural Willys, rebatizada como Ford Rural, até 1981.

Legado e resquícios da Willys

Apesar de não existir mais como empresa independente, a Willys Overland deixou um legado duradouro na indústria automobilística brasileira. A marca Jeep, inicialmente um modelo da Willys, tornou-se uma gigante mundial. A fábrica de Jabotão dos Guararapes, desativada após a venda para a Ford, foi reaberta pela Fiat Chrysler (atualmente Stellantis) para a produção do Jeep Renegade, mostrando a força e a permanência da marca no país. Ainda hoje, encontramos resquícios da Willys em diversas partes do Brasil, como letreiros antigos e marcas em construções, que perpetuam a memória dessa empresa que ajudou a construir a história do automóvel no país.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.