Famílias reclamam que a empresa de abastecimento não explica motivo do problema; Sanor diz que planeja melhorias na rede
Moradores de três bairros de Orlândia, interior de São Paulo, estão há sete dias sem água. Os bairros José Luís Simões, Max Define e Zita Siena estão com as torneiras secas, afetando mais de 250 casas.
Falta de Água Prolongada
O problema começou na quinta-feira da semana passada e, segundo a Sanor, empresa responsável pelo abastecimento, é devido a uma área crítica no sistema. A empresa informou que está trabalhando em ações de melhorias a longo prazo, incluindo investimentos em um novo sistema de captação, e que as obras estão em andamento.
Soluções Paliativas e Dificuldades da População
Como solução paliativa, a Sanor afirma que equipes estão trabalhando em uma ação emergencial para melhorar o nível do reservatório que abastece a região. A falta de água impacta a rotina dos moradores, que enfrentam dificuldades para realizar tarefas básicas como lavar louça, cozinhar e tomar banho. A situação é ainda mais difícil devido ao calor intenso. Idosos, crianças e pessoas com baixa mobilidade, como cadeirantes, são os mais afetados, tendo que se deslocar para outras áreas da cidade em busca de água.
Direito Básico Ameaçado
A falta de água afeta um direito básico da população: o acesso à água potável. A situação gera indignação, já que os moradores pagam suas contas de água sem receber o serviço adequado. A CBN tem recebido diversas mensagens de moradores reclamando da situação, que não é a primeira vez que ocorre em Orlândia. Acompanharemos a situação e informaremos quando o problema for resolvido.



