CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hábitos alimentares da gestante influenciarão na vida toda do bebê

Ouça a coluna 'CBN Filhos e Companhia', com Luciana Herrero
Hábitos alimentares gestante
Ouça a coluna 'CBN Filhos e Companhia', com Luciana Herrero

Ouça a coluna ‘CBN Filhos e Companhia’, com Luciana Herrero

A alimentação durante a gravidez exerce um papel fundamental no desenvolvimento e na saúde do bebê, influenciando sua vida desde o útero. A Dra. Luciana Herrero, médica pediatra e educadora familiar, destaca a importância da nutrição materna nesse processo.

O Paladar do Bebê se Desenvolve no Útero

A partir do sétimo mês de gestação, o bebê começa a desenvolver suas papilas gustativas e receptores de olfato. O que a mãe come afeta o líquido amniótico, permitindo que o bebê experimente diferentes sabores. Essa exposição tem um propósito importante: ensinar o bebê a comer. Uma dieta materna rica em alimentos processados e açúcares pode predispor o bebê a hábitos alimentares pouco saudáveis desde cedo. Por outro lado, uma alimentação equilibrada e nutritiva oferece ao bebê um começo de vida mais saudável.

Dietas Restritivas e Seus Impactos

É comum que gestantes busquem restringir o ganho de peso durante a gravidez, influenciadas por padrões estéticos. No entanto, dietas muito restritivas podem ser interpretadas pelo bebê como um sinal de escassez de alimentos no ambiente externo. Essa percepção pode alterar a expressão dos genes do bebê, preparando-o para um ambiente com pouca comida. Estudos realizados com bebês que passaram fome no útero durante a Segunda Guerra Mundial mostraram um aumento na predisposição a obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde devido a alterações no metabolismo.

O Útero: Primeira Escola de Alimentação

A educação do bebê começa no útero, não apenas em termos de afeto e vínculo, mas também em relação à alimentação. É essencial que a gestante, o pai e toda a família estejam conscientes da importância de uma alimentação saudável durante a gravidez. O estresse materno também pode afetar o bebê, liberando hormônios que o alcançam através do líquido amniótico. Portanto, cuidar da saúde física e emocional da gestante é fundamental para o bem-estar do bebê.

Cuidar da gestante com carinho e atenção, oferecendo uma alimentação saudável e um ambiente tranquilo, é a melhor receita para um bebê feliz e saudável.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.