Médico cardiologista Fernando Nobre aborda o tema no ‘CBN Saúde’
Hábitos Saudáveis e a Prevenção de Doenças Cardiovasculares
A prevenção de doenças cardiovasculares está intrinsecamente ligada à adoção de hábitos de vida saudáveis. Uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são pilares fundamentais para reduzir significativamente o risco de desenvolver problemas cardíacos.
Evidências Científicas
Uma metanálise abrangente, que analisou 113 estudos e mais de 120 mil pessoas, comprovou a forte associação entre uma dieta saudável, atividade física regular e a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares. Os resultados mostraram menores taxas de eventos cardíacos, incluindo aqueles fatais, pressão arterial mais baixa, redução dos níveis de LDL colesterol (“colesterol ruim”) e índice de massa corporal menor em indivíduos que adotaram esses hábitos.
Recomendações para uma Vida Mais Saudável
Para garantir uma boa saúde cardiovascular, recomenda-se uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos, com baixo teor de gorduras saturadas, sal e açúcar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere, para adultos, entre 150 e 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, ou equivalente em atividade vigorosa. Crianças e adolescentes devem praticar, em média, 60 minutos de atividade aeróbica moderada diariamente. Lembre-se que a avaliação e orientação médica são importantes antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou mudanças na dieta.
Leia também
Alimentar-se bem e se exercitar regularmente, combinados a outros cuidados com a saúde, são medidas eficazes na prevenção de doenças cardíacas. Como Mahatma Gandhi disse: “A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da agulha”. A sabedoria de Platão também se aplica: “A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, e o movimento e o exercício físico metódico o salva e preserva”.