Estelionatário enviou uma mensagem digital exigindo o pagamento em bitcoins, um tipo de moeda eletrônica
Funcionários públicos de Barrinha ficaram sem receber seus salários na quinta-feira devido a um ataque hacker que bloqueou o sistema de dados da prefeitura. O invasor, que enviou mensagens em inglês, exige um resgate em bitcoins (cerca de R$ 7 mil) para liberar o acesso aos dados.
Ataque Hacker e seus Impactos
O ataque, ocorrido na segunda-feira, afetou 15 computadores e o servidor principal da prefeitura, impossibilitando o acesso à folha de pagamento. A administração municipal decretou estado de emergência e alguns serviços foram suspensos. Famílias chegaram a procurar a prefeitura para reclamar, sem obter resposta imediata.
Investigação em Andamento e Tentativas de Resolução
A prefeitura registrou boletim de ocorrência por extorsão e acionou a Polícia Civil e a Polícia Federal. O delegado Rodrigo Pimentel Bortoleto afirmou que o pagamento do resgate não deve ocorrer, devido aos riscos de fomentar crimes semelhantes e à incerteza da devolução dos dados. Uma empresa especializada foi contratada para tentar recuperar o acesso aos computadores, que foram enviados para a capital paulista.
Leia também
Expectativas para a solução do problema
A prefeita Maria Emília marcou e demonstrou otimismo, esperando a resolução do problema até a próxima quarta-feira. Ela confirmou que o pagamento de alguns servidores, cujo sistema não foi afetado, será efetuado normalmente. A prefeita acredita que, pelo menos, parte dos pagamentos da educação será realizada até lá. A situação gerou grande apreensão entre os funcionários municipais, que estão impossibilitados de trabalhar enquanto o sistema permanece bloqueado.



