Medida visa evitar o fechamento de leitos de UTI; hospital perdeu 237 profissionais nos últimos meses
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) enfrenta dificuldades para manter seus leitos de terapia intensiva (UTI) abertos devido à falta de profissionais de saúde. Para solucionar o problema, o hospital abriu um processo seletivo para contratação imediata de médicos e outros profissionais da saúde.
Contratação de Profissionais para a UTI
Em entrevista à CBN, o superintendente do HC, Benedito Maciel, explicou que a situação se agravou a partir de maio, com a redução do número de profissionais disponíveis e o aumento da dificuldade em montar escalas de atendimento. O processo seletivo visa contratar profissionais, tanto via CLT quanto por prestação de serviço, com experiência comprovada em UTI. As inscrições foram abertas na sexta-feira e se encerram na quarta-feira, dia 30. O HC espera avaliar os currículos e preencher as vagas até o dia 2.
Necessidade de Médicos e a Situação Atual
Segundo Maciel, a maior necessidade é de médicos para completar as escalas de plantão. Embora haja também necessidade de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, o HC tem conseguido conciliar as escalas desses profissionais. O hospital aguarda a aprovação do governo do estado para a reposição de 237 funcionários perdidos nos últimos anos, sendo parte devido à aposentadoria e outra parte ao esgotamento dos profissionais em função da pandemia. Atualmente, a ocupação das UTIs do HC está em 97%, com a unidade de emergência em 100% e o campus com apenas duas vagas livres.
Leia também
A Pesquisa da Federação dos Hospitais e a Vacinação
Maciel também comentou sobre uma pesquisa da Federação dos Hospitais e Clínicas Particulares que mostra um aumento de pacientes com Covid-19 entre 40 e 50 anos. O HC também observa essa tendência, com uma redução na proporção de pacientes acima de 60 anos e um aumento naqueles abaixo de 50. A demora no tempo de internação, às vezes superior a um mês, agrava a dificuldade de rotatividade dos leitos. Por fim, o superintendente informou que as doses da vacina Janssen já foram entregues ao HC e estão sendo administradas aos profissionais da saúde, incluindo aqueles que não foram vacinados na fase 3 do estudo. Os testes da vacina Butantan também estão previstos para breve.
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto busca reforçar sua equipe médica e de saúde para atender à demanda crescente de pacientes com Covid-19 e outras doenças. Profissionais interessados em atuar no HC podem acessar o site da FAEPA para se inscrever no processo seletivo.


