Expectativa é que as vacinas sejam aplicadas a partir de semana que vem; esta é a última etapa da pesquisa
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto inicia a seleção de 500 voluntários para testes da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Sinovac (China) em parceria com o Instituto Butantan.
Critérios de Seleção dos Voluntários
A seleção prioriza profissionais da saúde em boas condições clínicas, sem diagnóstico positivo para o novo coronavírus, que atuam em enfermarias e UTIs com pacientes infectados. É necessário disponibilidade para frequentes visitas ao HC. O principal critério é o trabalho direto com pacientes Covid-19 positivos, em UTIs ou enfermarias dedicadas à doença. A vacinação prevê duas doses com intervalo de 15 dias. As inscrições são feitas via formulário online no site do Hospital das Clínicas.
Início da Vacinação e Estudos
A vacinação dos primeiros voluntários deve começar no fim desta semana. O coordenador de pesquisa, Eduardo Barbosa Coelho, destaca que a participação não garante imunidade, mas contribui para a busca por uma vacina eficaz. Os voluntários precisam se comprometer com avaliações regulares, incluindo coleta de sangue para detectar anticorpos e avaliar sua duração, informando sobre a necessidade de re-vacinação e o tempo de proteção oferecido pela vacina. A Coronavac já foi testada em mil pessoas na China com resultados promissores.
Leia também
Escopo Nacional do Estudo
O Brasil conta com 12 polos de estudo, incluindo o HC de Ribeirão Preto, com previsão de 9 mil voluntários em todo o país. Os estudos devem durar um ano, mas a produção da vacina poderá começar ainda em 2020 caso os resultados sejam positivos.



