CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HC Criança apresenta método que avalia intensidade da dor de maneira mais precisa

Nova proposta foi elaborada após um ano de estudos em parceria com pesquisadores do Canadá
dor em crianças
Nova proposta foi elaborada após um ano de estudos em parceria com pesquisadores do Canadá

Nova proposta foi elaborada após um ano de estudos em parceria com pesquisadores do Canadá

O Hospital da Criança de Ribeirão Preto apresenta novo protocolo para dor aguda em crianças

Avaliação sistematizada da dor

Um novo protocolo para prevenção, avaliação e tratamento da dor aguda em crianças foi apresentado pelo Hospital da Criança de Ribeirão Preto. Desenvolvido em parceria com profissionais canadenses após um ano de estudos, o documento propõe uma avaliação sistematizada da dor em pacientes pediátricos. O médico pediatra Fábio Carmona explica que o método permite identificar com mais precisão se a criança sente dor, e qual a sua intensidade (leve, moderada ou intensa). A sistematização é crucial, pois crianças pequenas podem não conseguir expressar sua dor adequadamente, ou ter medo de relatar o desconforto.

Recursos para avaliação e tratamento

O protocolo inclui a utilização da escala de dor já empregada no centro de tratamento intensivo, que observa expressões faciais, movimentos e outros sinais vitais (batimentos cardíacos, pressão arterial) para avaliar a dor em bebês. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de uma pomada anestésica para uso antes de procedimentos como coletas de exames, que será disponibilizada a todos os pacientes internados. A aplicação do creme 30 a 50 minutos antes do procedimento visa minimizar o desconforto durante a punção venosa ou outros exames.

Melhora no atendimento pediátrico

Com a implementação do novo protocolo, espera-se uma melhora significativa no atendimento à dor em crianças e bebês. A abordagem sistematizada, combinada com o uso da pomada anestésica, contribui para um tratamento mais eficaz e humanizado, garantindo que as crianças recebam o cuidado adequado para lidar com a dor, independentemente de sua capacidade de comunicação. A iniciativa reforça o compromisso do Hospital da Criança em oferecer atendimento de excelência na área de pediatria.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.