CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HC de Barretos realiza ciclo de palestras e oficias de cuidados com a auto estima

Iniciativa contempla mulheres em tratamento contra o câncer; atividades fazem parte das ações do 'Outubro Rosa'
autoestima
Iniciativa contempla mulheres em tratamento contra o câncer; atividades fazem parte das ações do 'Outubro Rosa'

Iniciativa contempla mulheres em tratamento contra o câncer; atividades fazem parte das ações do ‘Outubro Rosa’

Outubro Rosa em Barretos: Arte e autoestima no combate ao câncer de mama

Para celebrar o Outubro Rosa, o Hospital de Câncer de Barretos promove um ciclo de palestras e oficinas voltadas para a prevenção e cuidados com a autoestima de mulheres e crianças em tratamento contra o câncer de mama. As atividades incluem dicas de beleza, pintura, desenho e outras artes que auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, concentração e criatividade.

A arte como terapia

Segundo a arte-terapeuta Denise Emery, as ações proporcionam maior autonomia e influenciam positivamente a emotividade das pacientes. A pintura de mandalas, por exemplo, é utilizada para trabalhar a autoestima e o autoconhecimento por meio das cores, permitindo que as pacientes expressem suas emoções de forma mais suave e equilibrada. A expectativa e a ansiedade dos pacientes em relação a essas atividades, fortalecidas durante o mês de outubro, são grandes.

Resultados positivos e transformadores

A enfermeira Paula Carvalho, do Hospital de Amor, destaca os resultados notórios observados nas pacientes participantes das oficinas. Muitas chegam durante o tratamento de quimioterapia, tendo perdido cabelos e sobrancelhas, com um semblante triste. Após as atividades, a mudança é significativa: elas saem sorrindo, tirando selfies e compartilhando a experiência nas redes sociais. A transformação no visual e a felicidade demonstram o impacto positivo das ações na autoestima e bem-estar das pacientes.

As iniciativas do Hospital de Câncer de Barretos demonstram a importância do cuidado integral, que engloba não apenas o tratamento médico, mas também o apoio emocional e a promoção da autoestima durante o processo de enfrentamento da doença. A arte se mostra como uma ferramenta poderosa de transformação e recuperação, contribuindo para uma jornada de tratamento mais leve e esperançosa.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.