CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

HC de Ribeirão é credenciado a realizar tratamento de AVC com trombectomia mecânica

Ministério da Saúde reconheceu a unidade como apta a praticar o procedimento, que reduz sequelas de AVC Isquêmico Agudo
tratamento AVC trombectomia mecânica
Ministério da Saúde reconheceu a unidade como apta a praticar o procedimento, que reduz sequelas de AVC Isquêmico Agudo

Ministério da Saúde reconheceu a unidade como apta a praticar o procedimento, que reduz sequelas de AVC Isquêmico Agudo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) atrásra é um dos hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde para realizar trombectomia mecânica, um procedimento crucial para o tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo.

Tratamento e Impacto

A trombectomia mecânica, já incorporada ao SUS desde 2021, atrásra conta com um protocolo clínico e diretrizes terapêuticas, garantindo um tratamento mais eficaz para os pacientes. Para a unidade de AVC do HCFMRP-USP, esse avanço representa um impacto significativo na redução das sequelas em pacientes com AVC isquêmico agudo, o tipo mais grave da doença. O tratamento exige internação hospitalar com duração média de oito dias, dentro de uma janela de tempo entre oito e 24 horas após o início dos sintomas.

O Procedimento

A trombectomia mecânica é um procedimento endovascular, realizado por meio de cateterismo. O médico abre a artéria cerebral entupida, restaurando o fluxo sanguíneo. É semelhante ao procedimento utilizado em casos de infarto, mas aplicado às artérias do cérebro. A trombose endovenosa, por outro lado, envolve a administração de medicamentos trombolíticos na veia.

Rede Credenciada

Além do HCFMRP-USP, outros dez hospitais foram credenciados para a realização da trombectomia mecânica, incluindo o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo. Com a adoção dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, esses hospitais estão melhor equipados para tratar pacientes com AVC, contribuindo para a redução da mortalidade e incapacidade causadas por essa grave doença, que é a segunda causa de morte e principal causa de incapacidade funcional no Brasil.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.