Desde o início da pandemia, 93 funcionários testaram positivo para a doença e 18 ainda estão afastados
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) realizará testes de Covid-19 em quase 12 mil funcionários. Uma grande operação foi montada para a realização desses exames, que abrangem um número de pessoas superior à população de diversas cidades da região.
Testes e Parcerias
Parte do material para os testes é proveniente de uma parceria com o Instituto Butantan, e as análises serão realizadas no HC e no Hemocentro. O objetivo é mapear a porcentagem de funcionários que tiveram contato com o vírus e direcionar as abordagens futuras. Serão feitos inicialmente testes de sangue, com contraprova em caso de resultado positivo através da coleta de amostra da mucosa da garganta para detecção do vírus.
Situação Atual e Motivação
Desde o início da pandemia, 93 funcionários do HC testaram positivo para Covid-19, com 18 ainda afastados. A diretoria do HC decidiu acelerar os testes em função do aumento de contágios na cidade, buscando diminuir o estresse dos profissionais e garantir a segurança no ambiente de trabalho. Apesar dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamentos, a contaminação pode ocorrer. Os funcionários que já realizaram o primeiro exame relatam alívio, pois a incerteza sobre a infecção, principalmente em casos assintomáticos, gerava preocupação.
Leia também
Impacto e Conclusões
A iniciativa visa tranquilizar os funcionários e suas famílias, permitindo um maior controle da situação e prevenindo a disseminação do vírus. A preocupação com a saúde dos profissionais e seus familiares é central nessa ação. Os testes devem ser concluídos até 12 de junho.



