CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HC de Ribeirão intensifica trabalho de prevenção e controle ao uso de cigarros

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
prevenção e controle ao uso de cigarros
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Um levantamento recente do Inorp (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto) revelou que 71% dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão na cidade eram fumantes ou ex-fumantes. A pesquisa, conduzida ao longo de sete anos, destaca a forte correlação entre o tabagismo e a incidência dessa doença.

Impacto do Tempo e da Quantidade de Cigarros

O médico radiologista Harley Francisco de Oliveira, do HC, enfatiza que o tempo de exposição aos componentes químicos do cigarro é crucial para determinar o dano pulmonar. Fumantes de longa data e aqueles que consomem altas quantidades diárias de cigarros enfrentam riscos significativamente maiores. Apesar disso, o médico reforça que não existe dose segura para o consumo de cigarro.

Cigarro Eletrônico: Uma Alternativa Segura?

A crescente popularidade dos cigarros eletrônicos levanta questões sobre sua segurança. Dr. Oliveira alerta que, embora o cigarro eletrônico não contenha alcatrão, ele o substitui por gelo seco, que também possui substâncias cancerígenas e prejudiciais ao organismo. Pacientes que migraram para o cigarro eletrônico relatam problemas respiratórios agudos, especialmente aqueles com asma ou bronquite.

Danos Além do Pulmão

Os malefícios do cigarro se estendem para além do sistema respiratório. A fumaça do cigarro pode levar à insuficiência respiratória, doenças pulmonares crônicas, impotência, osteoporose e aumentar o risco de diversas formas de câncer. Além disso, o tabagismo é um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, como o infarto, que é uma das principais causas de morte no Brasil.

Reposição Hormonal e Tabagismo: Uma Combinação Perigosa

Mulheres que fazem reposição hormonal e fumam enfrentam um risco ainda maior de desenvolver doenças cardiovasculares, como trombose, e certos tipos de câncer, como o de útero. Dr. Oliveira observa que, enquanto os índices de câncer em homens permanecem estáveis, os casos em mulheres estão aumentando, em parte devido ao tabagismo associado à terapia de reposição hormonal.

Em suma, o estudo do Inorp e a análise do Dr. Oliveira reforçam a importância da prevenção e do abandono do tabagismo para a saúde pública. No domingo, Dia Mundial de Combate ao Câncer, haverá uma caminhada no HC para conscientizar a população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.