CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HC de Ribeirão lança tutoriais para auxiliar idosos na imersão ao mundo digital

Ideia visa dar mais familiaridade a esse público em relação às plataformas online; pediatra Paulo Formiguieri traz os detalhes
imersão digital idosos
Ideia visa dar mais familiaridade a esse público em relação às plataformas online; pediatra Paulo Formiguieri traz os detalhes

Ideia visa dar mais familiaridade a esse público em relação às plataformas online; pediatra Paulo Formiguieri traz os detalhes

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) lançou um programa de inclusão digital para idosos, em resposta ao aumento da população acima de 60 anos e à crescente necessidade de acesso à tecnologia.

Aumento da demanda e a necessidade de inclusão digital

Dados do IBGE apontam que a população brasileira com mais de 60 anos se aproxima dos 38 milhões de habitantes, representando 18% da população total. No HCRP, o número de atendimentos a pacientes acima de 60 anos também cresceu significativamente, saltando de 27.350 em 2020 para 31.934 até setembro de 2022. Esse aumento na demanda, aliado à crescente digitalização de serviços, motivou a criação do programa.

O Programa de Inclusão Digital do HCRP

O programa oferece tutoriais online, acessíveis gratuitamente no site do HCRP, que abordam desde os aspectos mais básicos do uso de smartphones e aplicativos até funcionalidades mais avançadas. A iniciativa visa capacitar os idosos a utilizarem ferramentas digitais para melhorar sua qualidade de vida, facilitando o acesso a serviços como transporte, compras online, serviços bancários e acesso à saúde.

Benefícios e impacto da iniciativa

A pandemia de Covid-19 acelerou a necessidade de inclusão digital, forçando muitos idosos a utilizarem aplicativos e plataformas online para manterem contato com o mundo externo. O programa do HCRP busca aproveitar essa familiarização pré-existente, oferecendo suporte e ensinando novas habilidades. A meta é que os idosos consigam navegar com segurança e confiança no mundo digital, sem se sentirem excluídos. O programa, intitulado “Ninguém fica para trás”, demonstra o compromisso do hospital em promover a saúde e o bem-estar integral da população idosa, reconhecendo a importância da tecnologia na vida moderna.

Compartilhe

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.