Manifestação tem o objetivo de reivindicar a aplicação do piso salarial que não é reajustado há mais de 20 anos
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto descontará as horas dos funcionários que participaram de um protesto por melhores salários na manhã desta quarta-feira. A paralisação, ocorrida durante a troca de turno por volta das 7h, envolveu profissionais de enfermagem.
Pedidos dos Enfermeiros
Edson Carlos Fidelino, diretor regional do sindicato da categoria, conversou com Anayana Kennedy e explicou os pedidos dos enfermeiros. Ele garantiu que os pacientes não seriam prejudicados durante a paralisação. A manifestação faz parte de uma mobilização nacional pelo piso nacional da enfermagem, atualmente em R$ 4.375 para enfermeiros, 75% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares. O piso salarial atual dos servidores do HC é de R$ 1.320.
Reajuste Salarial e Atendimentos
Segundo Fidelino, os profissionais não têm reajuste real há mais de 20 anos em São Paulo. O salário atual corresponde ao piso estadual, mas com complemento para alcançar este valor. Cerca de 70% dos trabalhadores do hospital são da enfermagem, com alta rotatividade devido aos baixos salários. Apesar da paralisação, cerca de 600 a 800 profissionais garantiram a manutenção de, pelo menos, 30% do atendimento, priorizando a assistência aos pacientes, especialmente em casos de urgência.
Leia também
Manifestação e Atendimento
O hospital informou que a maioria dos funcionários retornou às atividades após a manifestação e que nenhum paciente foi prejudicado. O atendimento segue normalmente em todas as unidades.



