Na primeira etapa ficou constatado que 2% da população teve contato com o vírus; testes são por amostragem
Segunda etapa de pesquisa sobre Covid-19 em Ribeirão Preto
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto inicia hoje a segunda fase de um estudo que estima o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus na cidade. A primeira etapa, realizada em maio, analisou amostras de 709 indivíduos, indicando que 1,2% da população (aproximadamente 8.305 pessoas) teve contato com o vírus.
Monitoramento da contaminação
Nesta nova fase, serão testadas novamente as mesmas 709 pessoas da primeira etapa. O objetivo é monitorar a evolução da contaminação, observando se houve um aumento no número de infectados dentro desse grupo. A repetição da amostragem ajudará a determinar o ritmo de disseminação do vírus em Ribeirão Preto.
Previsões e procedimentos
O coordenador da pesquisa, Fernando Belíssimo, prevê um aumento significativo no percentual de contaminados, possivelmente chegando a 2,5% ou até 3% da população, o que representaria quase 20 mil pessoas infectadas. Os testes serão realizados em diversas regiões da cidade, com agentes devidamente identificados com coletes e crachás, visitando os participantes em suas casas hoje e sábado.
Leia também
Os resultados desta segunda etapa fornecerão dados importantes para o acompanhamento da pandemia em Ribeirão Preto, auxiliando nas estratégias de combate ao vírus e no planejamento de ações de saúde pública.


