Coordenador da pesquisa, Rodrigo Santana, afirma que deverão ser selecionados de 800 a 1.000 voluntários em Ribeirão
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) foi selecionado como um dos 28 centros no Brasil para participar dos estudos da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19. Entre 800 e 1000 voluntários serão recrutados na primeira fase dos testes, que não se limita a profissionais de saúde.
Critérios para Voluntários
Os candidatos devem ter mais de 18 anos e boas condições de saúde, segundo o coordenador da pesquisa no HC, Rodrigo Santana. Inicialmente, serão incluídos indivíduos saudáveis, sem doenças que possam agravar a Covid-19. Em uma segunda etapa, dependendo da segurança das fases anteriores, pessoas com comorbidades estáveis poderão participar.
A Vacina e os Testes
No Brasil, até 7500 voluntários serão selecionados para o estudo, que pode durar até dois anos. Metade receberá a vacina e a outra, um placebo. A tecnologia empregada difere de outras vacinas em testes no país, como a da Pfizer. Trata-se de uma vacina de vetor, onde um adenovírus modificado produz a proteína S do coronavírus, estimulando a resposta imunológica. Os testes foram retomados após a liberação da Anvisa, após uma pausa em outubro devido a uma reação grave em um participante nos EUA, que foi posteriormente investigada pela FDA.
Leia também
Próximos Passos
Com a retomada dos testes, o HC de Ribeirão Preto contribui significativamente para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a Covid-19, oferecendo esperança para o controle da pandemia. A participação da população é crucial para o sucesso desta importante pesquisa.



