Procedimento, feito pelo SUS, combate um tipo de câncer que atinge os olhos; paciente, que é de Araraquara, passa bem
Pela primeira vez na região de Ribeirão Preto, foi realizada uma cirurgia de melanoma ocular utilizando uma placa radioativa. A oftalmologista Zelia Correia, da Universidade de Miami, especialista nesse tipo de tratamento, veio especialmente para participar do procedimento.
Cirurgia inovadora salva olhos de pacientes com melanoma
O procedimento, realizado em vários países desenvolvidos, oferece uma alternativa à remoção do olho, que até então era a principal solução para o melanoma ocular. A cirurgia com placa radioativa permite, dependendo da localização do tumor, a preservação de parte da visão do paciente.
Sucesso e acesso ao tratamento
O tratamento com placa radioativa apresenta 95% de sucesso e estima-se que 2 mil pessoas no Brasil sejam diagnosticadas com a doença anualmente. Os recursos para a realização do procedimento são provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, estando disponível para pacientes de todo o país, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também
Um marco para a oncologia ocular em Ribeirão Preto
O projeto de estruturação do setor de oncologia ocular do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, iniciado em 2013, culminou com a realização dessa cirurgia inovadora em abril de 2021, representando um avanço significativo na área e trazendo esperança para pacientes com melanoma ocular em todo o Brasil. O caso de uma paciente de Araraquara, que corria risco de perder a visão, ilustra o sucesso e a importância desse novo tratamento disponível na região.


