CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

HC-RP e Hemocentro se estruturam para analisar testes de Covid-19 da região

Unidades esperam carga de exames que o Brasil comprou da Coreia do Sul
testes Covid-19
Unidades esperam carga de exames que o Brasil comprou da Coreia do Sul

Unidades esperam carga de exames que o Brasil comprou da Coreia do Sul

Ribeirão Preto enfrenta aumento de casos de COVID-19, com 373 casos confirmados na região. Apesar de 204 casos confirmados na própria cidade, o número real pode ser muito maior, considerando 372 pessoas aguardando resultados de exames.

Expansão dos Testes em Ribeirão Preto

Para acelerar o processo de testagem, Ribeirão Preto ampliará o número de locais para realização de exames para quatro: Hospital das Clínicas, Hemocentro, Instituto Adolfo Lutz e Parque de Tecnologia Supera. A expectativa é que a ampliação da capacidade de testes, que atualmente é de 50 por dia no Hemocentro e Hospital das Clínicas, aumente para 1000 testes diários nas próximas semanas. A pesquisadora Simone Cachima destaca a importância do diagnóstico rápido para a adoção de condutas adequadas, embora o processo demore em média dez horas.

Desafios e Soluções

O diretor do Hemocentro, Rodrigo Calado, afirma que o número de testes necessários dependerá da intensidade da pandemia e da eficácia do isolamento social. A ampliação da estrutura requer não apenas mais espaço físico, mas também insumos para os exames, que estiveram em falta nas últimas semanas. Atualmente, há insumos suficientes para pelo menos um mês, e novas compras já foram realizadas para evitar desabastecimento. O laboratório atualmente testa pacientes do Hospital das Clínicas e da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, mas com a ampliação, também receberá amostras de hospitais da região.

A Corrida Contra o Tempo

Com o grande número de testes em espera em todo o estado, a prioridade é garantir o diagnóstico rápido para os pacientes. O Hemocentro também analisará a possibilidade de utilizar testes comprados pelo Brasil na Coreia do Sul, sendo que uma remessa de 575 mil testes chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. A ampliação dos testes e a busca por soluções rápidas demonstram o esforço para conter o avanço da COVID-19 na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.